Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

O que é a Constelação Familiar Sistêmica?

A Constelação Familiar Sistêmica é uma dinâmica para resolver questões existenciais, sejam elas pessoais, profissionais ou empresariais.

Veja os seguintes exemplos: por que não me dou bem com meu marido ou meus filhos?

Por que minha carreira está estagnada, apesar de me esforçar tanto?

Como minha empresa diminuiu as vendas, se o mercado está favorável?

Na prática, as questões levadas à luz da Constelação podem ser discutidas tanto em grupo quanto individualmente.

Nas práticas em grupo, alguns participantes da dinâmica são convidados para representar pessoas que foram citadas na questão a ser analisada. Eles podem representar pai, mãe, filho, chefe, colega de trabalho ou até entidades como: sucesso, dinheiro, carreira ou o mercado.

Já nas práticas individuais, o trabalho pode ser feito diretamente com o facilitador ou também com a utilização de bonecos.

Durante as representações, o que acontece é que a realidade vem à tona como ela é e os comportamentos dos envolvidos podem ser elucidados.

O que também é possível fazer nas dinâmicas é testar posturas diferentes e ver qual seria a reação sistêmica dos nossos representantes em relação à nova postura.

Isso é possível pela ação do campo sistêmico, que atua em nossas vidas.

Leia também: O que é o sistema ou campo sistêmico e qual a importância dele?

O que o campo sistêmico faz é permitir testar posturas para perceber qual comportamento será mais leve ou mais pesado dentro do sistema.

Se você tem uma questão existencial que você não encontra resposta, seja ela familiar, de relacionamento, de carreira ou empresarial, não deixe de participar de alguma Constelação Familiar Sistêmica, ela será uma grande aliada no esclarecimento e resolução dos seus problemas.

Leo Passos

Leo Passos

Deixe um comentário